Fórum dos COREDES


Institucional

O Fórum dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul – COREDES-RS, criado no dia 27 de Março de 1992 e institucionalizado no dia 20 de Agosto de 1998, sem fins lucrativos, com sede na cidade de Porto Alegre, na Praça Marechal Deodoro, 101.

O COREDES-RS, órgão máximo de representação dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul, tem por fim associar e integrar esses Conselhos, podendo, resguardada sua autonomia, representá-los judicial e extrajudicialmente, bem como formular diretrizes estratégicas para sua atuação, no sentido de promover o desenvolvimento e a redução dos desequilíbrios inter e intrarregionais e das desigualdades sociais.

Princípios

  1. Promoção do desenvolvimento regional harmônico e sustentável;
  2. Autonomia, isenção e neutralidade frente às diferentes instâncias de governo, partidos políticos e organizações;
  3. Pluralidade e identificação de consensos quanto à promoção do desenvolvimento regional;
  4. Confiança, cooperação e formação de parcerias com a sociedade civil da região e com os poderes públicos, na promoção do desenvolvimento regional;
  5. Integração, articulação e consolidação e consolidação das identidades regionais pela via da participação plural;
  6. Busca da regionalização das políticas de desenvolvimento, superando o local e o setorial;
  7. Aumento permanente da representatividade e da organização, de forma a abranger todos os segmentos da sociedade regional;
  8. Apoio à continuidade das políticas públicas de interesse regional, superando a descontinuidade a cada troca de governo.

Objetivo

O COREDES-RS tem por objetivo a promoção do desenvolvimento regional, harmônico e sustentável, através da integração dos recursos e das ações de governo nas diversas regiões do estado, visando a melhoria da qualidade de vida da população, a distribuição equitativa da riqueza produzida, o estímulo a permanência do homem em sua região e a preservação do meio ambiente.

Documentos

Estatuto do Fórum dos COREDES – RS


Ata do Fórum dos COREDES – RS