Os Conselhos Regionais de Desenvolvimento

28 COREDES, 497 municípios, 9 regiões funcionais

Os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDES), com as Constituições Federal e Estadual e regulamentações, se consolidaram como um dos mais amplos e principais espaços de organização das regiões para os enfrentamentos das desigualdades regionais e a promoção do desenvolvimento. Com trajetória construída desde 1991 e legalmente constituída em 1994 nas 28 regiões gaúchas, valorizando as práticas da democracia participativa, direta e representativa da sociedade, em combinação harmônica com demais poderes constitucionais.

Leia mais sobre os COREDES Planos Estratégicos de Desenvolvimento

Mapa das Regiões

Confira as regiões coredianas do Rio Grande do Sul e constituintes do Fórum dos COREDES no mapa.

O mapa representa os 28 COREDES do Rio Grande do Sul com 497 municípios, divididos em 9 regiões funcionais. Para visualizar mais informações sobre cada COREDE, clique no mapa.

COREDE - Fronteira Oeste COREDE - Missões COREDE - Vale do Jaguari COREDE - Fronteira Noroeste COREDE - Noroeste Colonial COREDE - Celeiro COREDE - Central COREDE - Jacuí Centro COREDE - Campanha COREDE - Sul COREDE - Alto Jacuí COREDE - Vale do Rio Pardo COREDE - Rio da Várzea COREDE - Médio Alto Uruguai COREDE - Alto da Serra do Botucaraí COREDE - Produção COREDE - Norte COREDE - Centro Sul COREDE - Vale do Taquari COREDE - Metropolitano Delta do Jacuí COREDE - Serra COREDE - Nordeste COREDE - Vale do Caí COREDE - Vale do Rio dos Sinos COREDE - Paranhana - Encosta da Serra COREDE - Hortênsias COREDE - Litoral Norte COREDE - Campos de Cima da Serra

Últimas Notícias

Algumas Métricas

Confira alguns números do Fórum dos Coredes que demonstram a importância do trabalho realizado e o alcance das ações. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.

Anos de história

28

Regiões do estado

Encontros realizados

497

Cidades do estado

Observação: os COREDEs foram sendo estruturados a partir do início de 1991, mas instituídos legalmente pela Lei Estadual n.º 10.283, de 17 de outubro de 1994, e regulamentados através do Decreto n.º 35.764, de 28 de dezembro de 1994. A constituição do Fórum foi decidida em dezembro de 1991 e foi formalizada em março de 1992. No entanto, a regularização e reconhecimento do Fórum, em Lei Estadual, se deram somente em 30 de dezembro de 2010, através da Lei n. 13.595.